Tuesday, January 20, 2009

Obama poderá mesmo mudar os EUA e o mundo?



«Ao longo da nossa história, só um punhado de gerações se viram confrontadas com desafios tão graves como aqueles que actualmente enfrentamos». (Barack Obama, 18 de Janeiro de 2009)

O mesmo homem que pronunciou esta frase, no domingo, durante um discurso no concerto que assinalou o arranque dos quatro dias de celebrações da sua tomada de posse, acredita que pode mudar o mundo . . . com a ajuda de todos, obviamente.

Para o efeito, o presidente eleito dos Estados Unidos apelou à unidade dos seus concidadãos para enfrentar os desafios que tem pela frente. E, diga-se de passagem que não são poucos.
Da recessão, ao encerramento da prisão de Guantánamo, passando pela retirada das tropas do Iraque, pelo reforços no Afeganistão e pela crise no Médio Oriente, não faltam desafios de monta ao 44.º Presidente eleito dos Estados Unidos.

«Apesar da enormidade da tarefa que nos espera, apresento-me hoje perante vós intacto na minha convicção de que os Estados Unidos da América vão viver, que o sonho dos nossos pais fundadores vai continuar a viver hoje», sublinhou, durante o discurso junto ao Monumento em memória do seu antecessor, Abraham Lincoln, o mesmo que aboliu a escravatura nos EUA.
«Não há uma América liberal ou conservadora, uma América branca ou negra, há os Estados Unidos da América»,sublinhou.

Esta terça-feira, dia da tomada de posse, são esperados quase dois milhões de pessoas em Washington, quer para assistirem à cerimónia, quer para participarem na parada que assinala o dia. Só para as festividades no Capitólio foram emitidos 240 mil bilhetes de ingresso.

A expectativa gerada em torno do novo inquilino da Casa Branca não conhece precedentes na História recente.

A meu ver OBAMA seguramente irá mudar muita coisa nos EUA. No mundo, muita gente, irá seguir talvez outro rumo...à excepção de Portugal, onde, com estes sistemas políticos implantados, DE CERTEZA,nada mudará...

«Yes we can» («Sim, nós podemos») é a sua imagem de marca.

Mas será isto verdade?

O que pensam os meus prezados leitores?

Obama poderá mesmo mudar os EUA e o mundo?

Saudações diabólicas.

8 comments:

Rei da Lã said...

Para mim, não passa de mais um tretas!

Sapo said...

Eu tenho uma grande esperança nele, por alguma razão me inspira confiança mais do qualquer politico português, nem mesmo do meu partido, posso me enganar mas....espero que não pq este pode ser o 1º presidente dos EUA verdadeiramente global, uma pessoa que perceba que num mundo cada vez mais globalizado não podemos ser egoístas e tentar resolver os problemas com as palavras e não com os "punhos".

Vamos lá ver..

Comprimentos, continua :)

André said...

Rei morto rei posto, mas o país esse continua a ser o mesmo! De um egoísmo puro.

Catarino said...

Olá! Eu partilho da opinião do Obama "yes, we can", mas adaptado a todos os âmbitos da vida e a todas as sociedades. Todos nós conseguimos tudo, basta acreditar nisso e esforçar-nos para que tal aconteça...

PS: "Yes, we can", retomei a escrita, creio ser novamente de forma assídua. Espero a tua visita e divulgação...
Beijinho Diabólica infernal... ;)

Diabólica said...

REI DE LÂ,

Muito sinceramente, e a bem do mundo, espero que tal não corresponda à verdade.

Teremos de esperar para ver...

Beijinhos.

Diabólica said...

SAPO,

Essa é também a minha esperança.

Espero que este homem venha devolver alguma esperança ao mundo, e que passe com a urgência, possível, da teoria à prática... O mundo precisa disso como de pão para a boca.

Beijinhos.

Diabólica said...

ANDRÉ,

Não há qualquer dúvida que este país tem tido falhas, mas este novo Presidente veio trazer-me a esperança que as coisas podem mudar o seu rumo.

Claro que não será de um dia para o outro, mas o que é preciso é que alguém comece, e tenho fé que este será o ponto de viragem.

Beijinhos diabólicos.

Diabólica said...

CATARINO,

Sem dúvida, "Yes we can", e quanto a ti: "yes you can"!

Fico muito feliz por teres voltado,e já te linkei, aqui no burgo, queres melhor divulgação?!

Beijokitas.