Tuesday, July 03, 2007

Publicidade Enganosa


Todos os dias somos literalmente bombardeados com campanhas publicitárias acerca dos mais diversos produtos.
Ele é na televisão, na rádio, nos jornais, nos outdors, chegámos ao ponto que já parece que se respira publicidade.

Vou-vos falar de uma dessas campanhas.

Trata-se da nova campanha da rede móvel de comunicações -Optimus.

O slogan diz o seguinte:
“É agora ou nunca, fale a 10 cêntimos por minuto para todas as redes, para sempre”.

Trata-se de uma edição limitada que decorrerá de 1 de Julho a 31 de Agosto.

Parece uma boa proposta, tendo em conta que se trata de cartões sem carregamentos obrigatórios.

A mim, pelo menos pareceu-me e por isso mesmo ponderei dirigir-me a uma loja Optimus.

E se depressa pensei, mais depressa o fiz.

No entanto, ao chegar à loja sou deparada com a “dura realidade”, ou seja, um dia iremos falar a 10 cêntimos por minuto, mas não agora!

Isto é, o que estes senhores se “esquecem” de dizer, e que é o mais importante, é que a pessoa ao alterar o tarifário começa por falar a 33 cêntimos/ minuto e depois esse valor vai baixando 1 cêntimo por mês até atingir os apregoados 10 cêntimos.

Ou seja, passado cerca de um ano é que o cliente usufruiu daquilo que é publicitado.

Mais uma vez se vê que a política é vender e enganar os potenciais clientes a todo o custo.

Há leis que regulam a publicidade, e neste caso estamos claramente perante um caso de publicidade enganosa.

A minha pergunta é ,uma vez mais, saber porquê que as autoridades competentes não actuam???

De certeza que não serei só eu a saber isto.

Mexam-se bolas, justifiquem os ordenados que ganham. Levantem os cus das poltronas e fiscalizem, neste caso, as operadoras móveis.

Mais, uma vez me convenço que vivemos numa república das bananas, ou melhor, no Portugal das bananas!

Não deixem por isso enganar.

Saudações diabólicas

20 comments:

Lu said...

Ai sim? Não sabia dessa!!! :S
Mas nunca gostei da Optimus, nunca me conseguiu convencer. Talvez porque o meu irmão teve um Optimus e teve problemas com eles que durou 1 ano e tal para estar resolvido. Gastou-se dinheiro em telefonemas, cartas registadas e idas até à loja, ou seja, um horror, desde aí não posso com a Optimus nem um bocadinho!!! :p
Quanto aos que aderiram acho bem que façam uma enorme reclamação sobre isso!
Vergonhoso!!!

SA said...

ou seja "os cabrões do costume", eu sou optimus ha 7 anos e daí se percebe logo que não sou muito inteligente.

Sapo said...

Merda de pais, só falta fazerem uma publicidade que se paga 0 contimos por minuto mas em letra pequeninas: preço aplicavel apos morte do utilizador, espero que o dono da Optimius não esteja a ler isto não lhe quero dar ideias :)

Su said...

....mas alguem dá alguma coisa a outro gratuitamente............
enfim.....
a tradição já não é o que era:))))

jocas maradas

jomaolme said...

O que não falta é publicidade enganosa. Eu já não me acredito muito nessas tretas de publicidade!!
Enfim...

Beijokas

Ana said...

Então e uma cartinha para a DECO???
A mentalidade do português ja começou a andar, mas ainda dá passos muito envergonhados e a malta estrilha mas não escreve!!! Este tipo de entidades existem precisamente para estes fins, mas as vezes estao limitadas pela necessidade de uma reclamação ou denúncia.
Sabias que algumas autarquias têm um gabinete de atendimento ao público que funciona como a Deco e que dá pelo nome de Mediação de conflito do consumidor? tratam de todo o processo e caso não obtenham resposta dão seguimento ao dito sem teres de te chatear mais?

Bjs

Diabba said...

passado um ano é que pagam 10 centimos por minuto?? Fizeste mal as contas, prima... se baixa UM cent/Mês, vai demorar 23 meses a chegar lá... ou seja qse 2 ANOS!!!

Porra!!! durante esses dois anos levam os olhos da cara e o outro... a Optimus a mim não me apanha, o grupo do Belmiro dá uma amostra de salsicha a quem lher der um porco ou até dois!

beijo d'enxofre

Babe Certificada said...

É o pão nosso de cada dia levar com publicidade enganosa. Por acasso estive para comprar o C4 porque realmente julguei que ele se transformava em robot!!! Estou a brincar, claro.

É um facto que estamos muito mal regulamentados quanto à publicidade. Basta ver que as letras miudinhas são mesmo miudinhas, ou seja, quase nem com lupa!

Mas, quando se adere a serviços ou se compra algo a prestações, mais vale ser chato e demorar 2 horas a decifrar as tais letras pequeninas que ter que pagar somas elevadas.

Bernardo Banana said...

Quer dizer, no fundo, no fundo, é verdade. Só não contam é logo tudo...é uma surpresa, vá! =)

Diabólica said...

LUCIANA,

Olha eu sou cliente Optimus, e por acaso nunca tive problemas c eles.

Mas, claro q a situação q descreves é marcante para qq mortal.

Eu ia fazer esta adesão para os meus pais, mas ainda bem q me informei, se n chapéu.

Vou fazer uma reclamação na DECO.

Bjs


SA,

N digas q n és mto inteligente pq eu tb sou cliente deles há tb 7 ou 8 anos, e nunca tive nenhum problema.

Só se formos então duas pessoas n muito inteligentes!!! LOL

Será??!!! N me paraece. LOL

Eu ia fazer esta adesão para os meus pais, mas ainda bem q me informei, se n chapéu.

Bjs


SAPO,

N estejas a dar ideias, pq se n ainda as poem em prática1!!!LOL

Mas a piada está fantástica.

Bjs


SU,

Lá isso é verdade, mas aqui nem se tratava de dar pagavasse na mesma, só q menos, mas n é bem assim.

QQ dia damos em malucos, com tanta aldrabice!! LOL

Bjs


JOMAOLME;

É o melhor q há fazer. Um olho no burro, outro no cigano, já dizia a velha sabedoria popular!

Bjs

Diabólica said...

ANA,

A cartinha para a Deco vai seguir, claro, espero é q haja alguma resposta...

Mas, com o rumo q este país está a levar, n sei n.

Qto ao gabinete das autarquias de facto desconhecia, obrigada pela informação.

Bjs


DIABBA,

Ó PRIMA agora é q me deixas-te com 4 ou 5 tomates na cara... Q raio de contas fiz eu??!!! LOL

É de diabolizar mto, depois falha-me o raciocínio!!! LOl

Mas, agora a sério, obrigada pela correcção.

"o grupo do Belmiro dá uma amostra de salsicha a quem lher der um porco ou até dois" ! LOOOOOOOOOOLlllll

Bjs


BABE A CERTIFICADA,

E n é q dava geito o c4 trazer um robot, então para nós mulheres se trouxesse um vibrador incorporado, era o DELÍRIO!! LOL

Quanto ás letras midinhas q tb são utilizadas por bancos, seguradoras e outras elas são proíbidas por lei( Está no Código Civil)

Mas, o problema é q as entidades competentes conhecem essa situação e nada fazem, para variar...

BJS


BERNARDO BANANA,

Pois, deve ser, lol!!!

Deve ser o kinder surpresa da optimus!!!

Será q tb já lançaram uma OPA à kinder???!!!

Bjs

Unknown said...

A publicidade é mesmo assim...seduz, cativa, leva a comprar. Está na vanguarda do capitalismo!

E como se costuma dizer: "Não há almoços grátis"

fica bem**

Anonymous said...

Estamos a ser permanentemente enganados... é a verdade. Eu nunca acredito na publicidade. Se algo me interessa realmente, tento perceber tudo sobre a situação, mas já com um pézito atrás:) Já ei que algo é enganoso. Ninguém dá algo a alguém...
Beijinho.

Anonymous said...

Ele bem me tentam mas mando-os dar uma curva em bom portugues.

Diabólica said...

JOANA,

É verdade, mas há limites. Existe legislação, mas à semelhança de muitas outras àreas não é aplicada.

Enfim, é o q temos...

Bjs


BORBOLETA,

Fazes muito bem, mais vale prevenir q remediar.
Nada como termos a certeza do terreno q pisamos.

BJS


TUGA,

Uma curva em bom português! Nem sequer me atrevo a dizer o q estou a pensar. LOL
Mas, é mm assim q se tem de actuar.

Bjs

Gaja Boa 1 said...

Eu como não gosto dessa rede... É que nem perco tempo com as promoções deles...

Beijos afastados

Diabólica said...

GAJA BOA 1,

Fazes bem, mas ao q parece já foi feito um remake do anúncio.

Afinal, ainda sirvo para alguma coisa. LOL

Bjs

Zexorcista said...

Bem, muitos parabéns cara Diabba. Não sabia que lá no inferno existiam pessoas com tão grande preocupação pelo cumprimento das regras de direito de consumo... :)

1) Quanto a questão da publicidade enganosa. Existe publicidade enganosa (juridicismos à parte) sempre que perante a publicidade feita possamos concluir que o consumidor foi induzido em erro. Isto em tese, e mesmo que o engano induzido não se consubstancie num prejuízo efectivo para alguém, existe publicidade enganosa. Esta regra é basilar e assente num corolário da publicidade: o Princípio da verdade. Na publicidade "what you see" tem que ser "what you get".

2) Quanto às letrinhas pequeninas. Falas dos contratos de adesão (são aqueles contratos feitos em série a partir de um modelo standard que nos é disponibilizado por uma empresa ou entidade semelhante). Por questões de praticabilidade reduz-se a margem de negociação das condições contratuais, como é regra no âmbito do direito das obrigações onde impera o Princípio da Autonomia da Vontade. Esta restrição impõe um enfraquecimento da posição do consumidor (contraente adquirente). Por isso existe legislação específica - uma lei avulsa (que não está incluída no Cód. Civil - pode é ser compilada com o Cód. Civil por questões de praticabilidade) e que vem impor uma série de restrições. É o diploma das Cláusulas Contratuais Gerais. Se tiveres curiosidade faz uma pesquisa no google. Dispõe esse diploma que as cláusulas inseridas no contrato de forma dissimulada (quer pela formatação, orientação ou tamanho do texto) consideram-se excluídas – não escritas - do contrato. Um exemplo muito bom é o dos contratos da TELE2 que ainda circulam e que contém uma cláusula penal escrita na vertical, na margem do contrato, ainda por cima no canto superior direito.

3) Faz a reclamação à deco que os gajos trabalham bem. Não te esqueças de fazê-la por escrito e deixar bem claro que te sentiste enganada...

Desculpa a extensão do comentário. Beijos, parabéns pelo blog.

Zexorcista said...

Não é Diabba, é Diabolica... peço desculpa...

Diabólica said...

ZEZORZISTA,

Obrigada, por toda a tua explicação.

Por isso é q gosto do blog, pq nos permite a troca salutar de opiniões, como de conhecimentos, como foi o q fizes-te agora.

Fico-te desde já agradecida por isso.

Quanto à extensão do coment nunca te preocupes com isso, gosto muito de ler e adoro opiniões cimentadas,e esclarecedoras como é o caso da tua.

A DIABBA é a minha prima, mas de facto eu sou a Diabólica, mas n tem qq importância!

Beijos e obrigada pela visita.

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