Tuesday, December 19, 2006

Apenas mais uma gota de água no OCEANO à beira mar plantado!



Todos os dias somos bombardeados com a já conhecida afirmação: O país vai mal… e disso acho que ninguém duvida! Assim sendo, é imperativo continuar a pedir aos Portugueses que continuem a “apertar o cinto”. Mas, ao que parece não é a todos…
Desta forma, parece-me que está mais do que altura de nos questionarmos como é que chegámos a este estado de mediocridade??
Não há dinheiro, dizem os nossos, “exemplares”, governantes…
Já agora, talvez não fosse má ideia deixarmos de ser o “Tuga conformado” e constatarmos em que condições vivem aqueles, que insistentemente, nos pedem sacrifícios.
O propósito deste texto é o de abrir os olhos de todos para a hipocrisia de quem, infelizmente, tem nas suas mãos o destino deste nosso Portugal.
Tudo o que vão ver neste texto não é mera ficção! É apenas um tímido resumo do que acontece num país que teima em afirmar que tem um Regime Democrático! Deixo à vossa consideração, alguns exemplos, de tudo menos de democracia…

Segundo a revista “ FOCUS”, a EDP conta nos seus quadros de pessoal com um novo assessor jurídico. Esta nova figura, foi nomeada pelo ex-ministro António Mexia(actual Presidente Executivo da EDP) e vai auferir a módica quantia de 10.000 EUROS/ mês.
Quem será o “desgraçado”, pensam vocês?!
Eu digo-vos: nada mais, nada menos, que o “playboy” Pedro Santana Lopes, acérrimo defensor dos “Jobs for the boys” Pudera…

Falemos agora da petrolífera portuguesa (GALP). O filho de Miguel Horta e Costa(CDS/PP), recém licenciado, entrou para a referida empresa com 28 anos e imagine-se a receber, a quantia, de 6600 EUR mensais. Coitado, que “malabarismos” deve fazer para sobreviver!!!

Em Setembro de 2002 foi publicada, em sede de Diário da República, a aposentação do Juiz desembargador Dr. José M. de Oliveira Lobo. No dia 1 de Abril, do mesmo ano, o dito indivíduo foi sujeito a uma “Junta Médica” que, por força de uma doença do foro psiquiátrico, determina a sua “incapacidade” para continuar ao serviço do Estado Português. De sublinhar, que esse facto foi decisivo para a sua passagem à reforma, passando este “doente mental”a auferir de um montante mensal de 5.320.00 EUR.

Apesar desta “triste noticia”, o Conselho de Ministros do Executivo, presidido por Santana Lopes, nomeou o Dr. José Oliveira Lobo como Director Nacional da PSP!!!
Desde então, a esta parte, acumula a sua pensão de aposentação, por incapacidade, com o vencimento de Director Nacional da PSP!!! Ele há vidas difíceis…

Por último, agora começo a perceber os Juízes quando estes dizem que vão entrar em greve! Pergunto: Se tivéssemos privilégios desta dimensão também os quereríamos perder?
Eu não… LOL

1- Os magistrados recebem um subsídio de renda de casa no valor de 700 Euros, isto, mesmo que habitem em casa própria. E, se forem casados com outro magistrado, habitando na mesma em casa própria, cada um deles recebe esse subsídio, o que feitas as contas perfaz a quantia de 1400 EUR.
2- A situação atinge o auge do ridículo, uma vez que até, os Juízes aposentados têm direito a incluir esses subsídios nas suas “parcas” reformas. Desta feita, ficam equiparados àqueles que se encontram no activo!
Ainda em relação a esta “mui explorada classe”, uma última nota: O subsídio de renda de casa destes funcionários do Estado encontra-se livre de IRS!
De referir que esta benesse se veio a verificar após um Acórdão do STA( Supremo Tribunal Administrativo), o mesmo será dizer um diploma aprovado pelos próprios! Será que é a isto que se chama independência de poderes??!!


Estas ,e outras tantas, situações chegaram ao meu conhecimento, por parte de alguém realmente preocupado com o nosso país e eu senti-me na obrigação moral de partilhar convosco estes exemplos.

Passem a palavra, ou de outra forma iremos continuar a fazer parte de um grupo de “OTÁRIOS SILENCIOSOS”!

Quanto a mim e em jeito de conclusão, o que me apraz dizer é que gostaria de viver numa real democracia!
De preferência, num sistema em que todos tivéssemos acesso a um mesmo Sistema de Saúde, em que todos tivéssemos que pagar impostos e ,acima de tudo, em que todos tivéssemos acesso a um mesmo Sistema de Justiça e não como acontece na realidade, em que existem dois sistemas judicias: O dos ricos e o dos pobres.


Se isto não é mandar areia para os nosso olhos, não sei o que seja! Vergonhoso!

4 comments:

Casanova said...

Só para agradecer o comment no conversadegajo.blogspot.com e avisar que não foi o Topo de Gama que escreveu o post que comentaste!:) E sim, somos dois amigos que escrevemos o blog...

Concordo com o que dizes...Já agora o que preciso de fazer para chegar a juiz?

*Casanova

Diabba said...

Prima,

1º - Toda a gente sabe ko pobre do acessor juridico (pq não dizem advogado?? é mais estiloso o acessor?), precisa de sustentar a prole... e a prole do Santana é grande... e dp há ainda k fazer face às despesas k as festas dão, não se pode aparecer na "lux" assim de qlqr maneira!! Além disso é sabido kas namoradas são avessas a namorados conhecidos, mas pelintras! ... vá lá... 10.000 euros nem é muito... hihihihihi (e qtº recebe como prof. universitário? e de reforma por ser deputado há mais de "x" anos? e pelo facto de ter sido 1º Ministro??... se fores a fazer contas, ficas d'olhos esbugalhados)!!

2º Toda a bófia diz que o Director da PSP é maluko!! ... suspeito que foi uma forma limpa de o tirarem do contacto com gente normal... era muito agressivo pós enfermeiros que tratavam a sua demência... ameaçava-os com "ainda vos mando prender, ainda vos mando prender"... hihihihih acho ko senhor sabia o futuro, amalukou para poder ir pá PSP!

3º Coitadinhos dos magistrados!!!
(sim, já sei essa noticia há pelo menos 2 anos...)

4º Que conversa é essa de viver numa real democracia???

5º Só acontece aos mortais o k deixam k lhes aconteça... têm, nos sistemas ditos "democráticos" uma arma imbatível: O VOTO!! ... quem põe estes caramelos no Governo quem é???

Beijo de enxofre

Humor Negro said...

Há aqui um equívoco transversal a toda a crónica. Isto não é um país, mas apenas um lugar muito mal frequentado e muito bem pago para alguns.

Anonymous said...

Aprendi muito