O texto que se segue, é mais uma vez um texto da autoria de um amigo meu, que vocês já conhecem. Respondervos-á com o nick "Sapo".
Este é mais um desabafo de alguém que não gostou do actual funcionamento das Instituições Bancárias. Leiam e digam de vossa justiça.
Eu tenho conta num banco há mais ou menos 10 anos. Um amigo meu, que também é o meu Gestor de Conta aconselhou-me um tipo de conta sem custos de manutenção, desde que todos os meus contactos com o banco sejam por meios electrónicos (Multibanco, Net, Telefone). Só tenho direito a ir ao balcão uma vez por mês, o que não utilizo há mais de 1 ano.
Mas como a “relva é sempre mais verde no vizinho”, decidi tentar outros bancos, então comecei a fazer uma prospecção de mercado.
Aquilo que quero é uma conta à ordem simples, sem transferências de ordenado, sem credito á habitação. Uma conta que o único trabalho que o banco tem é a abertura da conta. Mas, para que eles se dignassem a aceitar o meu dinheiro tenho (além dos documentos do costume) de fazer um deposito inicial, que num banco tem de ser de 750 euros, pagar no mínimo 4 euros por mês e no máximo 25 euros por cada 3 meses.
Quando aprendi como funcionava o Sistema Bancário, está bem que ainda foi no secundário, logo a explicação foi bastante simplificada, era eles recebiam o nosso dinheiro em forma de depósitos e depois investiam esse dinheiro através de empréstimos a terceiros, que pagavam um juro ao banco, que por sua vez pagava um juro menor aos seus clientes, e o lucro que faziam era a diferença entre os juros que pagavam e os que recebiam.
Quando é que estes chulos começaram a fazer esta merda? É que para além dos lucro consideráveis que fazem do movimento normal dos bancos, agora também o fazem de custos de manutenção, mas que custos????
A única coisa que uma conta, actualmente, é um conjunto de bits e bytes, logo informação que é guardada num servidor, que embora tenha custos de manutenção razoáveis, contem ou tem a capacidade de conter milhões de contas individuais, logo o custo por conta deve, ou devia ser insignificante. Nesse caso, para que servem os restantes 10 ou 20 euros?
É claro, que se se tiver um movimento de conta acima de determinado valor, a conta não tem custos de manutenção! Isso quer dizer, para aqueles a quem os 20 ou 30 euros não fazem “ mossa” não o pagam ,mas aos que faz pagam. Para ser pobre em Portugal tem de se ter dinheiro!!
Cumprimentos a todos
8 comments:
éee pah!!!
Oh pahhhh beijinhos,
Ena!
DARA
Por mim, geriam a minha conta directamente de Custóias ou de Caxias! A um bom ladrão, não lhe deve ser negado trabalho, mas o local pode ser sempre alterado!
Saudações infernais!
Sabes que o byte tá a um preço muito caro ao kilo! É por isso que tens de pagar.
eheh
Pois eu tinha uma conta no Milennium e fechei por causa do absurdo que me cobravam por despesas de manutenção e descobertos que não existiam, depois foi o Bes a mesma coisa, a única que não fazia movimentos pois era só para pagar o crédito Habitação nunca me cobraram 1 euro de despesa até hoje, tenho conta lá desde 1996, é a CGD mas não perguntes porque não pago pois não sei ahaha
Beijossss
cum catanu tamos perdidos!
È bom ver que todos os leitores concordam comigo temos de juntar e lutar contra opresão do capital :)
mas como achas que a banca faz tantos euros:)))))))))
jocas maradas
Diabólica e sapo
SÓ PARA ACRESCENTAR
NO FIM DE CONTAS E PARA VARIAR
A BANCA AINDA TEM UM REGIME FISCAL DE EXCEPÇÃO...EM RELAÇÃO A TODAS AS OUTRAS EMPRESAS...COMO SE FOSSEM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DE SOLIDARIEDADE PARA COM O PRÓXIMO...
OU SEJA PODEM-NOS EXTORQUIR DINHEIRO À VONTADE...COM COMISSÕES DISTO E DAQUILO, ARREDONDAMENTOS À MANEIRA DELES...E DEPOIS PAGAM JUROS DE DEPÓSITOS A TAXAS MISERÁVEIS SE COMPARADAS COM AS DOS EMPRÉSTIMOS...
ASSIM É FÁCIL A BANCA AUMENTAR OS LUCROS EM MUITOS MILHÕES TODOS OS ANOS...
OU MELHOR
ASSIM VALE A PENA ROUBAR
VALE VALE...
BEIJINHO E ABRAÇO
Post a Comment